5.8.06

O exemplo do México ao Brasil.

Em vários paises da america-latina o ano de 2006 é basicamente um ano eleitoral. No Brasil e no México não é deferente, milhões são gastos em campanhas em quando que a maioria da população passa necessidade. E como não poderia ser diferente a população desses países, cansadas do jogo eleitoral e das constantes denuncias de falcatrua envolvendo os seus "governantes", sem falar das traições ideológicas por eles promovidas, demonstram o seu descontentamento nas urnas

.

Porem, as diferentes formas em que esse descontentamento é mostrado nesses países, reflete o nível de engajamento político, social e ideológico entre a população desses países. No México, onde um dos candidatos é de certa forma alinhado com o socialismo bolivariano da Venezuela, o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) lidera um movimento alternativo a campanhas eleitorais. Denominado pelo próprio EZLN de "A outra campanha", esse movimento visa criar uma unificação entre os diferentes segmentos da esquerda revolucionaria e juntos formularem um plano de luta nacional e tem grande apoio dos anarquistas mexicanos. Um dos lemas da outra campanha é "não voto e não me calo", o que mostra o caráter extremamente radical e até mesmo anárquico da outra campanha.

No Brasil, diferentemente do México, a campanha alternativa às oficiais é basicamente a campanha pelo voto nulo. Campanha que até agora não teve forte aderência das massas, já no México a aderência à outra campanha é muito grande. Um outro aspecto de diferença é o fato de que as aderências a outra campanha é muito mais ideológica do que a da campanha do voto nulo, que é fruto principalmente do desencanto e insatisfação causadas pelos sucessivos casos de roubos e bandidagem do governo petista. Ao contrário da campanha pelo voto nulo, que no Maximo se limitou a pequenos shows punks, raras panfletagens e principalmente divulgações pela internet (num país em que poucos têm acesso de maneira ampla a mesma), a outra campanha teve como principal de divulgação uma grande comitiva que percorreu vários estados mexicanos, realizando vários eventos, passeadas e manifestações.

Como não poderia ser diferente, as respostas dadas nesses países pelas "autoridades" também não foram iguais. No Brasil essas respostas se limitaram a campanhas da mídia, e em parte do governo e parlamentares, contra o voto nulo. Já no México as respostas dadas foram grandes repressões policiais, e até mesmo militares, onde não raramente ocorriam confrontos entre as partes, inclusive com cenas de sublevação popular e violência policial, como no caso de San Salvador Atenco.

Más sem sombras de duvida, a principal diferença entre a campanha do voto nulo e a outra campanha é o fato de que, ao contrario da campanha do voto nulo, a outra campanha possui um projeto para alem das eleições. São esses, entre outros fatos, que nos demonstram que o principal caminho a ser tomado pela extrema esquerda revolucionaria brasileira (anarquistas e socialistas revolucionários) é o mesmo do digno povo mexicano, onde a consciência de classe e transformação é superior ao nosso. Não apenas a consciência do povo mexicano, mais também o da maioria dos povos latino-americanos, o que demonstram o quando nosso povo está apático e conformado com as condições sociais existentes. Um povo realmente sem mobilização e senso de união classista. Um povo entre os povos latino-americanos, sem inclinações insurrectas.

Temos que começamos urgentemente a criar essa consciência revolucionaria no povo brasileiro, a partir, principalmente, das introduções amplas das ideologias revolucionarias nas classes menos favorecidas. Temos que criar um diálogo mais amplo entre os setores de esquerda antiimperialistas e anticapitalistas. Formar urgentemente um plano de transformação, onde a diversidade seja respeitada, para assim enfrentamos o sistema burguês que sem duvida é o principal inimigo da maioria da população (ainda que poucos tenham noção disso) ao invés de anarquistas e socialistas se combaterem em quando que a sociedade capitalista se fortalece.

Nenhum comentário: